Maquiagem não salva os números do governo Dilma (PT). |
No Brasil não é diferente. A média do crescimento do PIB durante o primeiro mandato de Dilma (PT) ficou em 1,5%. Mas o governo federal promoveu uma verdadeira ginástica estatística que conseguiu esticar o desempenho da petista para 2,1%.
As mudanças nos cálculos do IBGE não ajudaram muito. Dilma vai entrar para a história (se daqui a pouco não mudarem os cálculos novamente) como a presidente que entregou um dos menores crescimentos do PIB desde a redemocratização. Ficou a frente apenas de Collor.
Veja como os funcionários do governo federal alteraram os números para tentar inflar o PIB.
Para alcatra virar filé, entre outras manobras, o IBGE passou os custos de pesquisa e desenvolvimento para a coluna investimento.
Em 2011, primeiro ano de mandato da petista, o crescimento ficou em 2,7%. Agora, com os novos cálculos, subiu para 3,9%. O de 2012 quase dobrou. Saiu de 1% para 1,8%. A elevação de 2013 foi mais comedida. De 2,5% para 2,7%. Agora resta esperar se daqui a algum tempo o governo petista não vai mudar as casas da vírgula para evitar o vexame de crescer apenas 0,1% em 2015.
O crescimento econômico do Brasil é menor que a média mundial desde 2011. Na América Latina, o país só supera a Venezuela. E isso é difícil de engolir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.