As redes sociais são, para pequenas e
médias empresas, o caminho mais curto e barato para a divulgação de produtos e
serviços. Manter um perfil em uma rede social, porém, requer atualização
constante e capacidade para responder às demandas dos clientes registradas na
internet.
Atualmente, 73% dos internautas
brasileiros possuem contas em uma ou mais redes sociais. Desse total, mais de
70% acompanha o perfil de alguma empresa. Fazer-se presente nesse meio virou uma
obrigação para os empreendedores. Saber ser relevante é um desafio. Identificar
qual a rede social que se deve usar de acordo com seu público e seu objetivo é
um grande passo para evitar erros na hora de se comunicar na internet.
O Facebook é a maior rede social e o
segundo site com mais acessos no mundo, sendo assim, tem um público mais
diversificado e permite contato com mais pessoas. É difícil segmentar o perfil
do destinatário - e também está inundado de perfis falsos (fakes) - apesar dos
anúncios pagos poderem ser segmentados na rede.
Já o Twitter é excelente para manter
relacionamento com os clientes. Por possuir o limite de 140 caracteres, as
publicações devem ser muito bem elaboradas para evitar distorções na mensagem.
O Twitter também é bastante utilizado no chamado marketing viral, onde a
empresa tuíta algo e seus seguidores replicam a mensagem, opção rápida de
publicidade se usada corretamente. A rede atrai classes sociais mais elevadas
que o Facebook.
O Youtube tem mais de 1 bilhão de
acessos por dia no mundo. São postadas 72 horas de vídeos por minuto na rede.
Para se destacar é importante haver qualidade na gravação, na captação de áudio
e um roteiro relevante. Tudo isso pode trazer custos. Ás vezes é melhor e mais
barato contar com uma empresa especializada no assunto para evitar passar
vergonha.
Linkedin é uma rede social criada para
negócios e é recomendada para contato entre empresas e funcionários prospectos.
Não é indicada para uso em publicidade. A menos que se tenha uma empresa
voltada para o segmento de Recursos Humanos, o retorno em publicidade do
Linkedin ainda não é tão grande quanto das demais redes.
O WhatsApp ganhou o mundo e no Brasil
não foi diferente. Para se divulgar no Whatsapp é necessário ser criativo.
A maionese Hellmanns, por exemplo, envia receitas para seus clientes. Já o
bombom Sonho de Valsa manda dicas de presentes para o dia dos namorados pelo
aplicativo. Converse com o responsável pela propaganda da sua empresa e procure
se diferenciar dos concorrentes.
Para se comunicar com mais
consumidores a empresa deve ser como seu cliente e buscar o “corpo a corpo”.
Pode não ser boa ideia simplesmente começar a enviar spams com promoções. Saber
respeitar o espaço do cliente e, antes de tudo, ouvi-lo são os primeiros
passos. Evite entrar nas "modinhas". A rede está repleta de ondas de
comportamento voltadas principalmente às pessoas físicas. Abraçar uma destas
modinhas pode até deixar uma imagem boa com uma parcela dos seus potenciais
consumidores. Mas também pode afastar outra grande parte para sempre.
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Escolher a rede social certa alavanca o retorno em publicidade. Foto: faculdade Alfa |
Equipe empresariALL
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