Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Faça um bom negócio nas redes sociais



As redes sociais são, para pequenas e médias empresas, o caminho mais curto e barato para a divulgação de produtos e serviços. Manter um perfil em uma rede social, porém, requer atualização constante e capacidade para responder às demandas dos clientes registradas na internet.
Atualmente, 73% dos internautas brasileiros possuem contas em uma ou mais redes sociais. Desse total, mais de 70% acompanha o perfil de alguma empresa. Fazer-se presente nesse meio virou uma obrigação para os empreendedores. Saber ser relevante é um desafio. Identificar qual a rede social que se deve usar de acordo com seu público e seu objetivo é um grande passo para evitar erros na hora de se comunicar na internet.
O Facebook é a maior rede social e o segundo site com mais acessos no mundo, sendo assim, tem um público mais diversificado e permite contato com mais pessoas. É difícil segmentar o perfil do destinatário - e também está inundado de perfis falsos (fakes) - apesar dos anúncios pagos poderem ser segmentados na rede.
Já o Twitter é excelente para manter relacionamento com os clientes. Por possuir o limite de 140 caracteres, as publicações devem ser muito bem elaboradas para evitar distorções na mensagem. O Twitter também é bastante utilizado no chamado marketing viral, onde a empresa tuíta algo e seus seguidores replicam a mensagem, opção rápida de publicidade se usada corretamente. A rede atrai classes sociais mais elevadas que o Facebook.
O Youtube tem mais de 1 bilhão de acessos por dia no mundo. São postadas 72 horas de vídeos por minuto na rede. Para se destacar é importante haver qualidade na gravação, na captação de áudio e um roteiro relevante. Tudo isso pode trazer custos. Ás vezes é melhor e mais barato contar com uma empresa especializada no assunto para evitar passar vergonha.
Linkedin é uma rede social criada para negócios e é recomendada para contato entre empresas e funcionários prospectos. Não é indicada para uso em publicidade. A menos que se tenha uma empresa voltada para o segmento de Recursos Humanos, o retorno em publicidade do Linkedin ainda não é tão grande quanto das demais redes.
O WhatsApp ganhou o mundo e no Brasil não foi diferente. Para se divulgar no Whatsapp é necessário ser criativo. A maionese Hellmanns, por exemplo, envia receitas para seus clientes. Já o bombom Sonho de Valsa manda dicas de presentes para o dia dos namorados pelo aplicativo. Converse com o responsável pela propaganda da sua empresa e procure se diferenciar dos concorrentes.
Para se comunicar com mais consumidores a empresa deve ser como seu cliente e buscar o “corpo a corpo”. Pode não ser boa ideia simplesmente começar a enviar spams com promoções. Saber respeitar o espaço do cliente e, antes de tudo, ouvi-lo são os primeiros passos. Evite entrar nas "modinhas". A rede está repleta de ondas de comportamento voltadas principalmente às pessoas físicas. Abraçar uma destas modinhas pode até deixar uma imagem boa com uma parcela dos seus potenciais consumidores. Mas também pode afastar outra grande parte para sempre.
Escolher a rede social certa alavanca o retorno em publicidade.                                                             Foto: faculdade Alfa
Equipe empresariALL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.