Algumas vezes
empresariALL já falou sobre publicidade. Foi mostrado aqui que o investimento
no setor cresceu nesse delicado momento que o país atravessa e que, segundo
pesquisa realizada na crise em 1991, companhias que aumentaram os investimentos
em propaganda tiveram, em média, lucratividade 4,3% maior do que antes da
recessão.
Entretanto, muitos
empreendedores ainda não sabem como utilizar-se de ferramenta tão eficiente
para aumentar seus rendimentos. Inclusive, já foi mostrado aqui exemplos de
grandes marcas que cometeram erros básicos de comunicação com o público.
Veja algumas dicas
para investir corretamente e ter os retornos que levaram Henry Ford a cunhar
uma das mais famosas frases do ramo empresarial mundial: “Se eu tivesse um
único dólar, investiria em propaganda”.
O primeiro passo
para conseguir novos clientes é descobrir quem são seus atuais clientes. Não
adianta querer agradar gregos e baianos, conheça seu público-alvo, seus hábitos
e o que o faria escolher pela sua empresa. Partindo disso, saberá como atrair
novos clientes com perfis semelhantes.
Conheça seu público-alvo e acerte em cheio. Foto: freepik |
Mantenha um site ou
rede social atualizada. É importante tomar cuidado com essa dica, pois apesar
de parecer fácil, um site desorganizado ou rede social mantida por quem não
conhece o básico de marketing ou publicidade pode ser um tiro no pé. Sabe-se
que é muito difícil encontrar uma pessoa ou empresa especializada para cuidar
disso. Mas o empreendedor de verdade não desiste diante da primeira
dificuldade.
A publicidade
atualmente é um investimento tão necessário para uma empresa como telefone e
internet. Faça um levantamento de quanto tem disponível para investir e reserve
um valor fixo mensal para divulgação. A frequência da propaganda é mais
importante que o número de pessoas que verão sua peça publicitária.
Escolher a
ferramenta correta de divulgação é importante também para atingir o público
certo. Em geral, a internet abrange mais os jovens, enquanto o rádio e jornal
impresso servem mais para os mais velhos. É possível abranger um público mais
abrangente com a TV aberta. Já a TV por assinatura é indicada para públicos com
maior poder de compra.
É importante também
reservar um tempo para conversar com clientes e fornecedores. Com isso você
saberá o que o cliente espera de sua empresa, além de conhecer as novidades do
mercado.
Saiba usar o humor
ao seu favor. Embora seja imperativo evitar forçar situações que beiram ao
ridículo, use isso a favor de sua empresa. O público brasileiro é um dos
maiores consumidores de humor do mundo. Interações inteligentes ou a
distribuição de brindes com frases engraçadas pode ser uma ferramenta para
fidelizar seu cliente e dar um ar descontraído ao seu negócio.
Equipe empresariALL
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