“Propaganda é a alma do negocio”. A
premissa é antiga, mas verdadeira e eficaz. Divulgar sua marca, produtos ou
serviços é essencial para a alavancagem de vendas e para o sucesso de seu
empreendimento.
Saber divulgar é, entretanto, um dos
maiores desafios de uma empresa. Um erro de propaganda pode causar o efeito
contrário ao desejado e levar as vendas ao vermelho. Uma mensagem ambígua ou
que possa ser considerada antiética pode trazer multas milionárias para o
anunciante.
Diversos gigantes do mundo business já
tiveram problemas com publicidades mal pensadas. Um caso recente é o anúncio da
marca Gucci no jornal francês Le Monde. A principal veiculação impressa da
França exibiu a propaganda de uma modelo deitada numa praia. Até aí tudo bem.
Só que na página anterior do jornal
estava a matéria que chocou o mundo com uma foto de um menino sírio morto numa
praia em idêntica posição da modelo fotografada pela Gucci. As críticas foram
terríveis.
Recentemente, a Phillip Morris Brasil
teve que pagar R$ 1,1 milhão por publicidade abusiva. Segundo o Procon–SP, as
peças da Marlboro incentivavam o consumo de cigarro pelo público jovem.
Em agosto deste ano, a Hyundai foi
condenada por publicidade enganosa. Os coreanos afirmavam que a Hyundai passara
a Ford e já era a quarta maior fabricante de automóveis do mundo. A informação
falsa fez com que a empresa fosse obrigada a doar 27 furgões para instituições
de caridade, além é claro de perder credibilidade e valor de marca.
A Claro foi processada por prometer
WhatsApp, Facebook e Twitter grátis sendo que o assinante paga para ter acesso
ao serviço.
Na última semana, a Ford recebeu
críticas por usar camionetes com placas da Argentina em seus comerciais. O
mesmo já havia acontecido com a água mineral Cristal, marca pertencente à
Coca-Cola.
A maior parte dessas marcas foi punida
pelo tribunal e pelo público, mas continuaram suas atividades normalmente. Para
o pequeno e médio empreendedor, no entanto, esses erros podem se tornar fatais.
Fazer um plano de comunicação e mídia
é essencial para o sucesso de uma campanha. Contar com parceiros confiáveis na
área também.
Frase de Henry Ford Imagem: Pensador.uol.com.br |
Equipe empresariALL
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