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quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Marcas milionárias cometem erros básicos na publicidade




“Propaganda é a alma do negocio”. A premissa é antiga, mas verdadeira e eficaz. Divulgar sua marca, produtos ou serviços é essencial para a alavancagem de vendas e para o sucesso de seu empreendimento.
Saber divulgar é, entretanto, um dos maiores desafios de uma empresa. Um erro de propaganda pode causar o efeito contrário ao desejado e levar as vendas ao vermelho. Uma mensagem ambígua ou que possa ser considerada antiética pode trazer multas milionárias para o anunciante.
Diversos gigantes do mundo business já tiveram problemas com publicidades mal pensadas. Um caso recente é o anúncio da marca Gucci no jornal francês Le Monde. A principal veiculação impressa da França exibiu a propaganda de uma modelo deitada numa praia. Até aí tudo bem. Só que na página  anterior do jornal estava a matéria que chocou o mundo com uma foto de um menino sírio morto numa praia em idêntica posição da modelo fotografada pela Gucci. As críticas foram terríveis.
Recentemente, a Phillip Morris Brasil teve que pagar R$ 1,1 milhão por publicidade abusiva. Segundo o Procon–SP, as peças da Marlboro incentivavam o consumo de cigarro pelo público jovem.
Em agosto deste ano, a Hyundai foi condenada por publicidade enganosa. Os coreanos afirmavam que a Hyundai passara a Ford e já era a quarta maior fabricante de automóveis do mundo. A informação falsa fez com que a empresa fosse obrigada a doar 27 furgões para instituições de caridade, além é claro de perder credibilidade e valor de marca.
A Claro foi processada por prometer WhatsApp, Facebook e Twitter grátis sendo que o assinante paga para ter acesso ao serviço.
Na última semana, a Ford recebeu críticas por usar camionetes com placas da Argentina em seus comerciais. O mesmo já havia acontecido com a água mineral Cristal, marca pertencente à Coca-Cola.
A maior parte dessas marcas foi punida pelo tribunal e pelo público, mas continuaram suas atividades normalmente. Para o pequeno e médio empreendedor, no entanto, esses erros podem se tornar fatais.
Fazer um plano de comunicação e mídia é essencial para o sucesso de uma campanha. Contar com parceiros confiáveis na área também.


Frase de Henry Ford                           Imagem: Pensador.uol.com.br

Equipe empresariALL

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