Páginas

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Feliz Ano Novo!


O ditado popular celebra que o ano só começa no Brasil depois do carnaval. Mas em 2014 foi diferente. Esse ano de Copa do Mundo parece que iniciou no último domingo. Depois que o evento da Fifa terminou, o comércio de Foz do Iguaçu imediatamente sentiu a diferença. É pouco, diante de um mês de estagnação nas vendas. Mas pode ser o apito inicial para as empresas fugirem do vermelho.

A Copa afetou de forma negativa o comércio e a hotelaria iguaçuense. O movimento, em geral, foi baixo e até o horário dos jogos da seleção atrapalhou a rotina de trabalho. É o que lembra Amadeus Mariano, do Sebo Amadeus. “Os feriados prolongados e a Copa do Mundo mudaram o calendário escolar. Os professores não puderam passar muitos trabalhos e nem sugerir novos livros”.
Se o time da CBF foi humilhado dentro de campo, nas ruas o sentimento é de esperança para o segundo semestre. Para muitos entrevistados, o ano finalmente começou depois que a bola parou de rolar e o inverno ameaça dar as caras.
Até a eleição pode ser um fator positivo para alguns setores com a expectativa de mudança governamental em 2015. “Após a eleição, há uma tendência de o caixa se fechar e a economia sofrer no ano seguinte. Essa questão preocupa o brasileiro. Por isso, acredito que o consumidor antecipará a compra de imóveis”, afirma o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, Joaquim Ribeiro.
Já para Marcos Giaretta, gerente do Hotel Rafain, depende dos eventos, feriados prolongados e do clima no exterior. “Se na Europa for frio, é mais propício que recebamos pessoas daquela região aqui no hotel”, afirma Giretta.
Na loja Stop Jeans, Nilo Muraro defende que tudo depende do clima. “Temos como exemplo uma blusa de frio, produzida com material diferenciado que a deixa mais cara em relação às camisetas. Caso o frio não venha, terei que estocar ou fazer promoções”.
Os empresários iguaçuenses parecem que se acostumaram com as oscilações de mercado. Entretanto, o baixo crescimento da economia, alta do desemprego, juros e inflação assustam. Mas chegou a hora de trabalhar para fazer um ano melhor. Então, feliz ano novo para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.