Agora o Ministério do
Turismo, o Sebrae e até a FGV já sabem: Foz do Iguaçu precisa melhorar em Infraestrutura Geral e Acesso. Pelo menos isso foi o que
revelou o Prêmio Competitividade do Turismo Nacional, índice que mede a
competitividade de 65 destinos que representam a nata do turismo nacional. Foz do Iguaçu caiu nos dois quesitos, em
comparação com a nota de 2010.
Um dos itens de infraestrutura avaliados é
o atendimento médico ao turista. Com o único hospital público a beira do
colapso, não fica difícil mensurar como o turista sofre ao precisar de cuidados
com a saúde. No mesmo grupo que fez nosso destino recuar 1,7 ponto diante o
resultado obtido em 2010 está o serviço de proteção ao turista (Lembrei do
quiosque de atendimento ao turista na Avenida Brasil quase esquina com
Bartolomeu de Gusmão que virou escritório dos caça-níqueis administrados pela
Foztrans), fornecimento de energia e estrutura urbana.
O que pode ser pior que um aeroporto ruim?
Um aeroporto ruim em obras! Junte a isso o isolamento terrestre que a cidade
vive desde o fechamento arbitrário da Estrada do Colono e Foz do Iguaçu conseguiu
perder 3,5 pontos no quesito Acesso. Se os avaliadores viessem pra cá de carro,
ainda ficariam abismados em pagar uma fortuna nos seguidos pedágios da BR-277.
Mas na média nacional Foz
do Iguaçu vai muito bem, obrigado. No país que recebe menos de 10% dos turistas
que visitam a França, o destino levou a melhor em três quesitos. As Cataratas
do Iguaçu e os eventos nos hotéis privados ajudaram a cidade a alcançar a
liderança em Atrativos Turísticos. A verba que Itaipu dispensou para a
propaganda até a campanha eleitoral do ano passado também colocou o destino
como líder nacional em Marketing e
Promoção. Mas o terceiro quesito em que Foz chegou ao primeiro lugar do
Brasil, Monitoramento, levanta
sérias dúvidas. Se nosso destino obteve nota 85,9 e a média nacional é 37,4,
como andam as estatísticas de visitação turística em outros locais do país?
Aqui, sequer há um índice oficial confiável. Os dados mais utilizados são os
coletados pelo Parque Nacional do Iguaçu, como se todo turista que nos visita
fosse às Cataratas!
Que o estudo sirva para afirmar boas práticas que são aprimoradas no dia a dia da vivência turística. Mas também que venha a chamar a atenção dos responsáveis pelos pontos fracos que faz de Foz do Iguaçu apenas o 7º mais competitivo destino do Brasil. Olhando para a concorrência, temos potencial para chegar bem mais alto.
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| Destino de Foz do Iguaçu perde competitividade em Infraestrutura Geral e Acesso |
O Prêmio Competitividade do Turismo Nacional reza uma missa para cada santo. Pois, destaca cada uma das cidades avaliadas em pelo menos um dos segmentos Veja se você concorda com os casos de sucesso de Foz do Iguaçu apontados pelo relatório:
Pontos de Ônibus
“No decurso de 2013, alguns dos principais corredores turísticos de Foz do Iguaçu ganharam uma padronização nas paradas de ônibus com o objetivo de atender aos turistas que usam o sistema de transporte urbano do município. Ao todo, mais de cem novos abrigos e cerca de quarenta painéis, totens e placas de orientação estão sendo insta- lados ao longo desses corredores, no terminal de transporte urbano e na rodoviária.
A troca visa a melhorar a imagem e dar
conforto para turistas e moradores da cidade, uma vez que, pelos corredores turísticos,
passam ônibus que fazem a linha entre os bairros mais populosos de Foz do
Iguaçu e, em razão do uso constante, há algum tempo, as antigas paradas de
ônibus estavam deterioradas.
Os abrigos vêm sendo edificados em
estrutura metálica, com cobertura termoacústica, placas de identificação das
paradas, iluminação, bancos, cestos de lixo, espaço para telefones públicos e
acessibilidade para portadores de defi- ciência. Além do conforto, os usuários
locais e turistas terão à disposição painéis com mapas do sistema de transporte
coletivo, nas alas de embarque e desembarque, o que inclui referências a
itinerários, horários e possibilidades de conexões. Mais informações:
http://www.pmfi.pr.gov.br/.”
Educação Turística
“Programa Integrado de Educação Turística do Destino Iguaçu (PIETI) — Foz do Iguaçu (PR) O Programa Integrado de Educação Turística do Destino Iguaçu (PIETI) promove um processo educativo na comuni- dade local para que ela perceba e fortaleça a importância do turismo para Foz do Iguaçu e região e seu papel no desenvolvimento da atividade turística.
“Programa Integrado de Educação Turística do Destino Iguaçu (PIETI) — Foz do Iguaçu (PR) O Programa Integrado de Educação Turística do Destino Iguaçu (PIETI) promove um processo educativo na comuni- dade local para que ela perceba e fortaleça a importância do turismo para Foz do Iguaçu e região e seu papel no desenvolvimento da atividade turística.
Idealizado em 2011, o PIETI foi
desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Iguassu Convention Bureau
(ICVB), Unioeste, ABIH, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Polo Iguassu com apoio
financeiro de Itaipu e Fundo Iguaçu — fundo de turismo criado e administrado
pelo Convention Bureau local.
Nas diferentes etapas realizadas,
incluiu-se, entre outras ações, a realização de pesquisas para a identificação
do nível de educação turística da comunidade de Foz do Iguaçu, por meio de
entrevistas com 2.500 residentes acima de 18 anos, conduzida pela
Unioeste.
Além disso, criaram-se o mascote da
Hospitalidade de Foz do Iguaçu, um site para o programa e um espaço em redes
sociais. Mais de noventa professores foram capacitados, e houve a
sensibilização de mais de 1.900 alunos, além de mais de duzentos profissionais
do setor comercial e pres- tadores de serviços e de cerca de 280 guardas
municipais. Mais informações: http://www.facebook.com/piet.org.br.”

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