É comum
se ver durante uma crise econômica, a verba para campanhas publicitárias ser
uma das primeiras da lista de corte de gastos.
Essa,
no entanto pode ser justamente a causa da entrada da empresa em questão entrar
na crise.
Em um estudo realizado no inicio da década passada, a
consultoria McKinsey analisou a atuação de mil empresas durante o período entre
1982 e 1999, período em que o mundo enfrentou três grandes crises - o segundo
choque do petróleo no Irã, recessão americana no final da década de 80 e as
crises da Ásia e da Rússia no final dos anos 90.
Com o estudo
contatou-se que apenas as empresas que
mantiveram ou aumentaram os investimentos em marketing nos anos difíceis
tiveram aumento nos lucros na posterior fase de retomada econômica.
Um estudo semelhante, sobre o tema foi desenvolvido pelo
consultor T. Hillier. Durante a crise que se iniciou em 1991, Hillier avaliou
as estratégias de marketing de mil empresas. De acordo com o estudo, as
companhias que aumentaram os investimentos em propaganda tiveram, em média,
lucratividade 4,3% maior do que antes da recessão.
Um exemplo a ser seguido é a Danone no início da década de
2000, em meio à violenta crise econômica que assolava o país, a multinacional
apostou na criação de novos produtos, entre eles uma água mineral, e aumentou
em 30% os investimentos em publicidade e marketing. Em poucos meses, a Danone
passou da décima para a primeira posição no ranking de anunciantes do país e a
água lançada pela empresa, tornou-se, em apenas dezoito meses de mercado,
responsável por 25% de todo o faturamento da empresa na Argentina.
Frase de Chacrinha exemplifica a necessidade da comunicação em uma empresa IMAGEM: studiocomunicacao.com |
Outros
dois exemplos de como passar pela crise pode-se constatar em simples frases
citadas por dois dos maiores empresários e anunciantes publicitários da
história.
“Se
eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”. Henry Ford
"Perguntaram-me
o que eu achava da recessão. Pensei a respeito e decidi que não participaria
dela". Sam Walton, fundador do
Wal-Mart durante a recessão de 1991
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