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quinta-feira, 16 de abril de 2015

Queda no consumo atinge os mais pobres.

Os mais pobres são os que mais sofrem com a elevação de preços
Foto: Sindmetal
Os efeitos da desaceleração econômica, da inflação e da menor confiança na economia chegaram à cesta básica. Se antes, os brasileiros cortaram os supérfluos, hoje itens como pão e macarrão são menos consumidos.

No primeiro bimestre, itens industrializados essenciais como macarrão, farinha e óleo tiveram retração ou crescimento enfraquecido no volume consumido, segundo relatório da Nielsen, que audita 50 milhões de lares.

A farinha de trigo teve queda de 6,6% no consumo neste primeiro bimestre, em relação a igual período de 2014.

A redução é relevante quando se compara à alta de 3,5% registrada entre os primeiros dois meses de 2014 e igual intervalo de 2013.

O mesmo ocorre com a categoria de massas alimentícias, que teve 2% de queda ante um avanço de 3,5% na relação do ano anterior.

Pães (-2,3%) e peixes enlatados (-3,6%) também surpreenderam a indústria e o varejo no início deste ano.

A razão está no cenário econômico, segundo Sabrina Balhes, analista da Nielsen.

Se no primeiro bimestre de 2014, o total das cestas de bens de giro rápido crescia 6,9% puxado principalmente por categorias sazonais ligadas ao verão, o calor deste ano só foi foi capaz de manter um avanço tímido, de 1,2%.

Cervejas cresceram agora só 2,7%, ante 12,4% anteriormente. O mesmo ocorreu com sorvete, refrigerante e suco.

Itens de maior valor agregado, considerados conquistas para o consumidor da classe média, como iogurtes, também registraram queda (-5,8%), conforme o mesmo relatório, que audita 137 tipos de produtos. No ano passado, a alta fora de 34,6%.

Para Cláudio Felisoni, do instituto de varejo Ibevar, "a primeira coisa que se faz é reduzir o volume, depois trocar a marca e parar de comprar".

Fonte: Folha.com

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