Uma pessoa que tem pouco estudo e esse pouco ainda obedece uma forte doutrina ideológica é facilmente manipulável.
Dessa forma fica mais fácil a tarefa de perpetuação no poder em ditaduras ou proto-ditaduras. Basta ver por quantos anos os partidos pertencentes ao Foro de São Paulo dominam a América Latina.
Um povo lúcido e independente é um perigo eminente. Sabe cobrar, sabe votar e sabe retirar seus mandatários que não correspondem.
Santa Catarina é um pequeno oásis num deserto de mediocridade chamado Brasil. Faz parte de um país que produz e trabalha forte, muito em razão da sua colonização europeia, gaúcha e bandeirante. Não à toa ostenta um dos maiores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e, sua capital, é a campeá nesse ranking.
O estado tem muitas peculiaridades, como cidades maiores que o centro administrativo reunido em Florianópolis, caso único no Brasil. Além disso, há diversos polos econômicos espalhados por toda sua extensão territorial numa divisão, senão equivalente, no mínimo menos desproporcional do que a verificada em outras unidades da federação que concentram na capital a maior parte de seu potencial econômico.
E é desse estado que surge a oposição mais contundente aos absurdos que o PT impõem aos brasileiros desde que tomou o poder em 2003.
Caminhoneiro pede a saída de Dilma em Santa Catarina. No estado, 61% são a favor do impeachment. |
Os catarinenses foram os únicos a dar mais da metade dos votos para Aécio (PSDB) no primeiro turno da última eleição presidencial. A vantagem da oposição aumentou ainda mais no segundo turno, onde o candidato tucano somou 64.59% dos votos válidos e ostentou uma diferença de mais de 1 milhão de votos frente à representante do continuísmo.
As pesquisas mais recentes mostram que a reprovação de Dilma (PT) disparou até no Nordeste, tradicional curral eleitoral petista das últimas eleições. Em Santa Catarina, o índice de rejeição da sucessora de Lula (PT) bateu em 85,1%. Para 61,3% dos catarinenses chegou a hora do impeachment. Pois, 59,3% consideram péssima a gestão da ainda presidente.
Como se vê em cada canto do país, esses números levantam dúvidas sobre o resultado de outubro. Fica difícil imaginar que, em apenas poucos meses, tanta gente tenha mudado de opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.