As pequenas empresas são 27% do PIB do
Brasil, mas representam apenas 1% do valor das exportações brasileiras.
Para o Sebrae (Serviço Brasileiro de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o caminho é integrar pequenas empresas nas
cadeias de produção de grandes exportadores. A organização foi criada em 1972 e atua como uma entidade privada de interesse público.
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| Mesmo depois de 44 anos de existência, Sebrae não conseguiu ajudar as pequenas empresas a exportarem Foto: No Ato |
Na visão dos executivos do órgão, trabalhar
para grandes empresas melhora a competitividade e a produtividade e fomenta
ainda as exportações indiretas das pequenas empresas. Atualmente, o Sebrae comercializa
116 projetos de encadeamento produtivo.
Já o presidente da Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), David Barioni, defende outro
ponto de vista.
Ressalta a importância dos serviços de engenharia, que
envolvem de 1,5 mil a 2 mil empresas. Segundo ele, em seus nove escritórios
espalhados pelo mundo, a agência apoia as empresas brasileiras, desde a tomada
de crédito até o pós-venda.

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