Volkswagen
admite ter fraudado testes de emissões de gases poluentes em carros a diesel
nos Estados Unidos.
A
empresa, assim como a Audi, teria utilizado um software em seus veículos para
adulterar o resultado da emissão de poluentes. Assim, os carros da montadora
alemã poderiam poluir até 40 vezes mais que o permitido pela lei
americana.
Diante
da confissão, as ações da montadora caíram mais de 20% num único dia na bolsa de
Frankfurt. A empresa também pode receber uma multa de US$ 37.500 por
veículo adulterado, o que chegaria a quase US$ 18 bilhões.
Os
Estados Unidos não assinaram o protocolo de Kyoto por medo de que a menor
emissão de poluentes enfraquecesse sua economia. No entanto, em 2013, foi
assinado um plano de cortes na emissão de CO² para a preservação do planeta.
Segundo
o metereologista Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tal medida de nada adianta. Para ele, as causas do aquecimento global não estão
relacionadas com o homem. Segundo Molion, o clima é produto de vários
fenômenos, incluindo alguns que ocorrem fora do planeta, como a radiação solar.
Ele
também revelou que vários dados publicados pelo Painel Intergovernamental Sobre
Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da ONU dedicado a pesquisar as causas e o
impacto do aquecimento global, não têm comprovação científica. E que
oceanos, vegetação e solo emitem 30 vezes mais CO² que os humanos. Isso torna a
preservação desses espaços inútil.
A
eco-ditadura é tão influente quanto o movimento gay, o feminismo ou a luta
racial. Por isso, muitas pessoas são chamadas de conspiracionistas quando
afirmam que o aquecimento global é uma farsa para barrar o avanço do
capitalismo. Mas a realidade mostra que essa tese pode ser verdadeira. E quem
experimentou a maçã no paraíso dessa vez foi a Volkswagen.
Fonte e imagem: planetasustentavel.abril.com.br |
Equipe empresariALL
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