A
vida empresarial é cheia de revezes e muitos dos que se dispõem a empreender
não têm bagagem suficiente para saber se portar frente aos inconvenientes
enfrentados. Essa falta de preparo pode ser o principal obstáculo que faz 60%
das empresas falirem em seu primeiro ano no Brasil.
Veja
a lista com obras consideradas indispensáveis para quem deseja empreender e
ainda não tem a bagagem cultural necessária para isso.
Livros
Existem
livros que todo empreendedor deveria não somente ler diversas vezes ao ano, mas
decorá-los. Entre eles, destacam-se “Princípios da Administração
Financeira”, de Lawrence J. Gitman. A obra trata de decisões importantes que o
empreendedor deve tomar em relação ao seu negócio, como o investimento e
financiamento de curto e longo prazo, e descreve conceitos relacionados ao
planejamento financeiro de empresas de diferentes portes.
“A
Revolução da Inovação Aberta”, de Stefan Lindegaard, também é um livro
completo. Explica que para fazer uma empresa se manter competitiva no mercado é
preciso ter inovação. E não somente isso, o livro ensina como identificar as
oportunidades e implementá-las.
Outro
titulo essencial para todo empreendedor é “Princípios de Marketing”, de Philip
Kotler e Gary Armstrong. A publicação que atualmente já está na sua 15ª edição
reúne conceitos do Marketing com aplicações práticas e alinhadas com as
tendências da nova economia global.
Filmes
Há
também filmes que serão de incalculável ajuda ao empreendedor que sabe tirar
lições de obras cinematográficas.
“O
Discurso do Rei” (2010), por exemplo, é ótimo para quem quer aprender mais
sobre comunicação. O terapeuta Lionel Logue, passa ao rei a técnica de como ou
que falar, mostra a postura ideal de uma pessoa pública e até a escolha das
palavras na hora de um discurso.
“A
Rede Social” (2010) conta a história da criação da maior rede social do mundo e
de como se construiu o império do mais jovem bilionário do mundo. A trama deixa
dois avisos importantes para os jovens empreendedores: “Amigos são amigos,
negócios à parte” e “Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns
inimigos”.
Equipe empresariALL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.