Em todos os ramos da sociedade existem diversas
dicas ou frases que se tornam mantras para quem busca o sucesso.
Na atividade empresarial não é diferente. Há frases
tidas como verdades absolutas, mas apegar-se a elas cegamente pode levar um
negócio com potencial de crescimento a um vergonhoso fracasso.
Um claro exemplo disso é a velha premissa que diz
que “o cliente tem sempre a razão”. Quem segue essa frase tende a não analisar
justamente os processos e problemas na empresa e dar a razão ao cliente quando
isso não é justo, o que pode colocar em risco a lucratividade e credibilidade.
É importante lembrar que muitas pessoas utilizam-se de má fé contra os
empresários. Saber contornar problemas com clientes, funcionários e
fornecedores são características essenciais para um empreendedor.
Do outro lado da moeda existem os empresários que,
em meio a uma crise, apelam para a frase “Não é nada demais”. Esse mantra
também é nocivo, pois demonstra que não há preocupação em colocar-se no lugar
do cliente. Muitas vezes não entendemos o motivo da exaltação de nosso
interlocutor, mas é importante demonstrar que nos importamos, buscar
compreendê-lo e ter em mente que cada cliente é único para nós.
Nunca diga que o problema do cliente não é importante Foto: auxiliadorapredial.com.br |
É importante saber ouvir, pois muitas vezes o
empresário se depara com dois problemas idênticos, mas com soluções
completamente diferentes.
Outro erro que não se pode cometer por um
administrador de empresa de qualquer porte é perder tempo se preocupando em
achar culpados antes da solução mediante uma crise.
Quando existe um problema dentro de uma empresa, a
prioridade sempre será achar a solução, ainda que o erro não seja da empresa. O
importante é usar o bom senso: trate seus clientes da maneira como gostaria de
ser tratado, com respeito e agilidade, ainda que o erro seja do cliente.
Equipe empresariALL
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