Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Frases que impedem um empreendimento de crescer



Em todos os ramos da sociedade existem diversas dicas ou frases que se tornam mantras para quem busca o sucesso.

Na atividade empresarial não é diferente. Há frases tidas como verdades absolutas, mas apegar-se a elas cegamente pode levar um negócio com potencial de crescimento a um vergonhoso fracasso.

Um claro exemplo disso é a velha premissa que diz que “o cliente tem sempre a razão”. Quem segue essa frase tende a não analisar justamente os processos e problemas na empresa e dar a razão ao cliente quando isso não é justo, o que pode colocar em risco a lucratividade e credibilidade.  É importante lembrar que muitas pessoas utilizam-se de má fé contra os empresários. Saber contornar problemas com clientes, funcionários e fornecedores são características essenciais para um empreendedor.

Do outro lado da moeda existem os empresários que, em meio a uma crise, apelam para a frase “Não é nada demais”. Esse mantra também é nocivo, pois demonstra que não há preocupação em colocar-se no lugar do cliente. Muitas vezes não entendemos o motivo da exaltação de nosso interlocutor, mas é importante demonstrar que nos importamos, buscar compreendê-lo e ter em mente que cada cliente é único para nós.

Nunca diga que o problema do cliente não é importante
Foto: auxiliadorapredial.com.br

É importante saber ouvir, pois muitas vezes o empresário se depara com dois problemas idênticos, mas com soluções completamente diferentes.

Outro erro que não se pode cometer por um administrador de empresa de qualquer porte é perder tempo se preocupando em achar culpados antes da solução mediante uma crise.

Quando existe um problema dentro de uma empresa, a prioridade sempre será achar a solução, ainda que o erro não seja da empresa. O importante é usar o bom senso: trate seus clientes da maneira como gostaria de ser tratado, com respeito e agilidade, ainda que o erro seja do cliente.

Equipe empresariALL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.