Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Foz do Iguaçu, 16 de agosto de 2015.

Em Foz do Iguaçu, o 16 de agosto começou na Praça do Mitre.
(Foto: empresariALL)
A manifestação contra a corrupção no governo Dilma (PT) em Foz do Iguaçu foi considerada um sucesso pelos organizadores.
Claodemir Balotin, um dos líderes do protesto, contabilizou 2.500 pessoas, o dobro do número confirmado no evento criado no facebook.
A passeata contou até com o apoio do padre da igreja Maracanã e sua equipe. Durante o desfile em homenagem a São Cristóvão, os religiosos que estavam no carro de bombeiros gritaram diversas vezes “Fora Dilma!” e foram aplaudidos pela multidão reunida na Praça do Mitre.
Dois estudantes trouxeram uma lata de Brahma numa gaiola. Uma senhora viu e disparou antes de tirar uma fotografia: “O Lula preso!”. Aliás, não faltaram fotos de todos os tipos para registrar o momento de cidadania. As chamadas selfies com a camisa da seleção brasileira ganharam as redes sociais e enlouqueceram quem não saiu de casa para protestar contra a corrupção.
Dinheiro do povo brasileiro enviado para sustentar ditaduras não foi esquecido.
(Foto: empresariALL)
O centro de Foz do Iguaçu foi tomado pelas cores da bandeira nacional. A passeata partiu por volta das 10:45 da Avenida Jorge Schimmelpfeng e seguiu pela Almirante Barroso. Antes de virar à esquerda na Quintino Bocaiúva, três senhoras batendo panelas chamaram a atenção.
Segurando uma faixa com os dizeres “Fora Dilma e Lula. Fora partido traidor. Cadê o dinheiro do BNDES” um argentino que mora há anos no Brasil reclamava que a corrupção do PT tem que parar.
Um senhor com traços orientais brincou com quem não gritava palavras de ordem. “Esses meus amigos são coxinhas”, disse em tom de ironia. É notório que um dos diagnósticos da inteligência é saber rir de si mesmo e dos seus. E nesse clima amistoso a passeata prosseguiu. Vários amigos se encontraram e novas amizades foram feitas. Tudo em nome do amor ao Brasil.
Jornalistas da Band, SBT, RPC, de jornais locais e até estrangeiros participaram do ato que não registrou nenhum incidente de violência. A Polícia Militar foi saudada ao microfone e recebeu elogios. A cada esquina que a multidão passava, os motociclistas da PM paravam o trânsito e eram recebidos com cortesia pelos motoristas. Nas manifestações verde-amarelas, não há confronto nem provocação.
PM deu proteção e ganhou o carinho dos manifestantes.
(Foto: empresariALL)

A unificação das palavras de ordem refletiu o desejo de impeachment da presidente. “Fora PT e leve a Dilma com você”; “Lula, ladrão, teu lugar é na prisão”; “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” foram os gritos mais entoados.
A percepção de que esse movimento foi mais coeso em torno do pedido de impedimento da presidente ficou evidente. Na última manifestação havia diferentes reivindicações, enquanto na de domingo a grande maioria entendeu que a retirada do PT do poder é a única alternativa para o Brasil viver em paz e retomar o crescimento.
Ao entrar na Avenida Brasil a massa já conquistava os pedestres. Houve gente que nem sabia da manifestação e seguiu o grupo. No mesmo dia havia outros eventos na cidade e nem por isso a participação popular foi menos intensa do que nas últimas passeatas.
“Hoje foi marcado concurso da Itaipu. Conheço muitas pessoas que estariam aqui se não fossem obrigadas a fazer a prova”, disse uma senhora. Além do teste de ingresso na estatal e da procissão de São Cristóvão, o sol se fez fortemente presente.
Depois de passar pela Rio Branco e receber o apoio de turistas estrangeiros, os milhares de defensores da democracia e da legalidade finalmente chegaram à Praça Getúlio Vargas.
Principal avenida de Foz do Iguaçu ficou tomada pelo verde e amarelo.
(Foto: empresariALL)
Ao microfone, um dos organizadores agradeceu a presença de todos que, mesmo embaixo do sol forte, saíram de suas casas para exigir a saída imediata de Dilma. “Ela quebrou o país... Espero que não precisemos fazer outra manifestação”, declarou.
Na praça, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado por todos numa demonstração de patriotismo. Uma enorme Bandeira Nacional foi colocada no gramado. A alegria tomou conta dos manifestantes que aplaudiram de forma emocionada esse ato de cidadania.
Jovens, velhos, pobres, ricos, negros, árabes, agricultores, religiosos e até estrangeiros... a diversidade tão marcante em Foz do Iguaçu nesse domingo ficou de lado para que o povo unido gritasse numa só voz: “Fora PT e leve a Dilma com você”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.