Páginas

sábado, 18 de julho de 2015

Veja como são fraudadas as urnas eletrônicas na Venezuela. O sistema é semelhante ao utilizado no Brasil.

No dia 22 de junho, o canal estatal de TV da Venezuela publicou no seu canal do Youtube um vídeo do PSUV, Partido Socialista Unido da Venezuela, onde Jorge Rodríguez, ex-presidente do Conselho Nacional Eleitoral venezuelano, mostra como funcionam as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral.
O que chama a atenção, no entanto, é que a máquina é ativada ao ingressar o documento de um homem que não está presente. E quem coloca a impressão digital na urna é María Cristina Iglesias, atual dirigente do PSUV. Logo após, repetem o procedimento com uma eleitora ausente que é desbloqueada pela impressão digital do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello.
Na Venezuela, assim como no Brasil, questiona-se a transparência da votação com urna eletrônica. Sobretudo por ser possível ativar as urnas com impressões digitais diferentes das dos eleitores.
É nesse clima de desconfiança que as eleições parlamentares no país foram marcadas para o dia 6 de dezembro de 2015. Os venezuelanos deverão eleger 167 legisladores da Assembleia Nacional.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.