Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

PSDB passa PT na preferência do eleitor jovem brasileiro

Quem viveu a maior parte da sua vida sob o jugo do Partido dos Trabalhadores já não quer mais saber do PT. E não é uma parcela tão pequena da população. Todo brasileiro com menos de 25 anos vive há mais tempo no Brasil de Lula e Dilma do que no de Collor, Itamar e Fernando Henrique Cardoso.

O Estadão publicou uma pesquisa interessante. O jovem eleitor entre 16 e 24 anos já prefere o PSDB do que o PT. Mesmo quem não tem tanta experiência de vida já percebe que os tucanos são melhores que os petralhas.

Quer dizer, menos piores. Visto que a preferência desse eleitorado pelo PSDB é pequena (6%). Mesmo assim, maior do que a do PT (5%). Há apenas 3 anos, o PT tinha a preferência de 31% desse eleitorado. É o pior resultado para o partido governista desde 1989. Como também é recorde o percentual dos que se declaram sem partido (75%).

Para o articulista do jornal Gazeta do Povo, Alexandre Borges, o motivo para ver o PT ainda no poder pelo voto é "o bundamolismo da oposição, o tucano-varandismo que vê o Brasil nas ruas de trás da janela, de binóculo, preocupadíssimo com "o que vão dizer" ou ser "acusado de oportunismo" (que preguiça, meu Deus). Quando aparecer uma alternativa política de verdade, o PT não elege mais nem síndico de prédio."

Para ele, a esquerda brasileira perdeu espaço. "A esquerda conseguiu, depois de 50 anos de hegemonia cultural, fazer uma terra arrasada na política nacional. A população não aguenta mais a esquerda mas ainda não tem nada para colocar no lugar", defende Borges.

A pesquisa do Datafolha publicada no Estadão mostra que há 75% de um eleitorado sem opção de representação. Quem melhor ocupar esse lugar, poderá ocupar a presidência em a partir de 2019. Ou antes, se os políticos do PMDB ouvirem a voz das ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.