Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Estágio, a cola que une teoria e prática

A vida tem um cronograma. Quando criança, somos dependentes de nossos pais. No colégio, passamos a ter rotina, as primeiras responsabilidades e regras. Quem vai para a faculdade, escolhe o curso sonhado, aquele que ensina um ofício para o resto dos nossos dias. É nesse momento que uma oportunidade incrível aparece mesmo aos mais jovens: conhecer sua profissão, trabalhar ao lado de grandes talentos e confirmar (ou não) se decidiu o rumo certo. Uma das fases mais importantes do seu currículo é, sem dúvida, o estágio.



São muitas as histórias de sucesso no mercado de trabalho que começaram com um estágio. Empresários lançam mão de estagiários principalmente para desenvolver, desde o início, o sentimento de adesão à cultura da empresa por parte de um colaborador jovem, sem vícios de outros empregos.
O programa de estágio é benéfico para empresa, pois reduz custos e forma uma mão de obra mais adequada com os valores da organização. No futuro, o estagiário continua na empresa como empregado, busca outra oportunidade ou abre seu próprio negócio. Assim, a empresa pode convocar novos estudantes e estabelecer um ciclo onde todos ganham.
A representante do CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola de Foz do Iguaçu, Denise Tânia, lembra de que “a principal vantagem está no fato de contribuir para a formação da sociedade local, dando oportunidade prática do estudante expor seus conhecimentos teóricos. A empresa fica por dentro das inovações acadêmicas da área e o estudante consegue trazer para a prática diária a teoria da faculdade”.
Joelice Ozório, responsável pelo setor administrativo do Hotel Tarobá, ressalta que “o estagiário é tratado como os demais funcionários, tendo os mesmos direitos e deveres. Apesar de ser supervisionado, ele tem autonomia para desenvolver algumas funções e atividades compatíveis com o curso e período que frequenta [...] o estágio é essencial ao desenvolvimento de competências, habilidades e valores”. 


Ter contato com profissionais que já atuam na área é muito importante para quem faz estágio. Vivenciar a realidade pode ajudar o estudante a definir se realmente é essa a carreira que deseja construir.
Edilson Marinho é estudante do 4º Período de Jornalismo da UDC e estagiário da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. O estudante valoriza o estágio como um momento importante da sua trajetória na universidade. “Você conhece profissionais da área que entendem bem como funciona [...] e acaba tendo um conhecimento prático, estando sempre em contato com os grandes profissionais. Essa é a importância do estágio em nosso currículo e em nossa vida acadêmica”, revela Edilson.
É sem dúvida um dos períodos que mais deve ser valorizado, pois os ensinamentos aprendidos ali serão levados para toda a vida profissional. Diversos empresários bem-sucedidos um dia passaram por essa experiência. E hoje podem aplicar uma boa parte do que absorveram durante esse processo em seus empreendimentos.
O estágio é uma fase de transição. Quem souber aproveitar cada momento chega mais preparado na etapa seguinte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.