Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

O Plano mais real que o Brasil já teve


Réis, Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzeiro, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro, Cruzeiro Real. As moedas brasileiras antes do Real.

Até 1994 já haviam circulado 8 moedas diferentes no país. Os mais mirabolantes planos econômicos foram criados para tentar estabilizar a economia e frear a inflação. Em 1994, a equipe do então ministro da fazenda, Fernando Henrique Cardoso, lançou o Plano Real. O mais exitoso plano econômico de toda a história brasileira finalmente amansou o dragão da inflação enquanto deu poder de compra aos mais pobres sem lançar mão do assistencialismo barato. O Real (R$) elevou o Brasil a outro patamar.  Os investidores internacionais recuperaram a confiança no país, a poupança se tornou segura e o crédito cresceu.

Antes do Real, quem recebia o salário corria aos supermercados rezando para os preços não subirem no caminho. Só em março de 1990, a inflação foi de 82%. Em 1993, véspera do plano que tirou o país da lama, o índice bateu em 2.477%. Esse cenário perverso para empresas e consumidores mudou com a nova moeda. No ano seguinte à criação do Real, a inflação brasileira foi de apenas 22,47%, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). E continuou em queda nos anos posteriores até registrar deflação em 1998. Se hoje podemos parcelar compras, ter segurança na economia, consumir produtos importados e fazer planejamento financeiro sem sofrer um enfarte, é graças ao Plano Real criado há 20 anos por FHC.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.