Páginas

terça-feira, 18 de março de 2014

A censura também mudou de nome


Marco Civil: Projeto do governo federal quer censurar a internet.

 Você já deve ter percebido que surgiram termos novos no noticiário brasileiro. O que antes era chamado de privatização, agora, virou leilão. Quadrilha é chamada de movimento social. Invasão de terra é ocupação. Até o consagrado mensalão do PT virou Ação Penal 470 para alguns pseudo-jornalistas.

Quem frequentou algumas aulas de gramática na infância reconhece de cara um eufemismo. É aquela palavrinha que se usa para disfarçar aquilo que realmente quer ser dito. O Marco Civil da internet é um bom exemplo de eufemismo. Quer dizer censura. E nada mais.

Mudar o nome das coisas não faz com que elas deixem de ser o que são. Essa é outra iniciativa do governo federal de controlar a vida de cada um de nós. As empresas perderão e o consumidor final é quem vai pagar a conta.

O Marco Civil é um projeto de lei de 2011. Desde outubro tranca a pauta de votações no congresso. É prioridade para Dilma Rousseff (PT) para fiscalizar o que você pensa, acessa e escreve na rede mundial de computadores em ano eleitoral. O projeto do governo autoriza qualquer funcionário administrativo, policial ou membro do Ministério Público a solicitar dados pessoais de internautas. Uma simples denúncia pode tirar um site do ar, por exemplo.

Assim como tentou fazer com a Lei da Imprensa, o governo quer censurar tudo e todos. Mantém a mídia no cabresto através de gordas verbas publicitárias. Até revista de socialite recebe verba estatal. Mas a internet é muito mais difícil de ser controlada. Seria preciso bancar todos os blogs, patrocinar todos os sites e colaborar com cada perfil no facebook e no twitter (embora boa parte deles já sejam fakes patrocinados).

A censura não pode chegar à internet. Chame a família, avise o tio e o avô. O seu vereador, deputado federal, senador... fale com seus vizinhos, enfim, mobilize-se. Pode ser a última vez que você se manifesta livremente. Pesquise sobre o Marco Civil e como ele pode mudar sua vida. Para pior. Eles fingem estar fazendo o bem para ter controle sobre tudo. E, você sabe, eles são petistas e não desistem nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.