Essa manchete você não vai ler nos jornais: Número de empregados na indústria brasileira cai 1,7%.
Sabe por quê? Porque a maquiagem estatística virou condição sine qua non para o partido que comanda o governo federal se perpetuar no poder.
Pode procurar, você não vai achar a tal manchete. Mesmo que seja verdade mais que verdadeira. No máximo, você vai achar assim: Emprego na indústria subiu 0,1% em outubro.
É que para o governo é mais fácil patrocinar noticiários e agências de notícias do que formular políticas públicas que, de fato, ajudem o empresário do setor industrial a contratar mais.
Vamos aos fatos. Faz cinco meses que o número de empregados no setor industrial brasileiro só faz cair. Então, em outubro, houve essa “estrondosa” alta de 0,1%, se comparado com setembro! Quer dizer, no mês que a indústria deveria estar a todo vapor para atender às encomendas de Natal, o nível de emprego praticamente estagnou.
Mas então não caiu 1,7%, meu caro? Caiu sim! Só que em comparação com outubro do ano passado. Porque comparar setembro com outubro é o mesmo que comparar quanto protetor solar vendeu a mais do inverno para o verão. O correto seria comparar com o verão do ano passado.
E comparando o índice de emprego da indústria no Brasil de outubro de 2012 até outubro de 2013, houve, sim, queda de 1,7%.
E mais, apenas esse ano, a indústria já demitiu 1% dos seus empregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Isso mostra que, para esse governo que está aí, o único emprego que eles entendem é de empregar a maquiagem estatística. Ou como diz o humorista Paulinho Mixaria, bater na alcatra até ela dizer que é filé mignon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cinco dicas para um comentário responsável:
1. Não comente sem deixar o nome.
2. Não desvie o foco do assunto.
3. Não acuse ninguém daquilo que você é
4. Não utilize de linguagem grosseira.
5. Não escreva o que não pode provar
-------------
OBS: A moderação deletará comentários não aprovados.